segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Homenagem aos pais -Ciência da Computação UPF - Jan/2014

 Boa Noite a todos,

Gostaria de aproveitar este momento para agradecer aos meus colegas por terem confiado a mim está importante missão: fazer o discurso de homenagem aos pais. Todos nós sabemos exatamente a importância que essas pessoas maravilhosas têm em nossas vidas. Assim, no inicio pareceu ser uma tarefa simples, até por que um sincero ‘Obrigado’ já seria suficiente para alegra-los. No entanto, ao sentar para escrever parei para refletir e percebi o quão difícil seria cumprir este desafio. Afinal, quais são as palavras certas para poder expressar exatamente a dimensão daquilo que não apenas eu, mas sim nós todos sentimos? Simplesmente, não há palavras suficientes para explicitar o que está dentro de nossos corações agora! Hoje é um dia que ficará marcado em nossas vidas! É um dia tão importante que poderíamos achar que não há pessoas mais felizes por esse momento do que nós mesmos formandos, agora Formados! Mas, olhando para essa plateia percebo que contra todas as expectativas, existem pessoas aqui, mais radiantes e alegres pela nossa conquista do que nós mesmos! Vocês Pais!

Se formos analisar, não é difícil entender o porquê de estarem tão felizes por nós! Assim, decidi fazer não um lindo discurso, mas uma singela reflexão.

Estas palavras são aos pais casados ou separados; brancos, pretos ou amarelos; liberais ou conservadores; presentes ou ausentes; biológicos ou de criação. Àqueles que pagaram as mensalidades deste curso com relativa facilidade ou tiveram de fazer grandes sacrifícios. Aos pais formados ou analfabetos. Àqueles que sonharam com um médico, jornalista, advogado, engenheiro, ou economista e que aceitaram de bom grado o bacharel em computação, mesmo sem saber o que este faz, para que serve exatamente ou o que é o tal de algoritmo.

Creio, que assim como eu, meus colegas estão aqui de cima procurando o olhar de seus pais na multidão. Se os olharem se encontrarem, peço que os pais deixem de lado o que acontece ao seu redor e fixem este olhar imaginando ser o seu próprio filho que está dizendo estas  palavras.

Há 20 e poucos anos atrás, vocês receberam a notícia de que havia alguém a caminho. Um pequeno bebê que iria precisar de vocês em tempo integral, este dependeria de vocês para comer, para se vestir, para aprender, para crescer… Mesmo com medo vocês aceitaram essa missão. Espalharam a notícia aos amigos e familiares de que seriam pais! Esperaram pacientemente… E quando a hora chegou receberam aquele pequeno ser de braços abertos. Temos que concordar que apenas nos dar o dom da vida já seria suficiente para sermos eternamente gratos a vocês. Mas vocês optaram por fazer mais, vocês optaram por serem REALMENTE pais! Tiveram muitos momentos em que precisaram abrir mão daquela festinha com os amigos para ficar conosco, ouvindo aquele choro estridente no meio da noite. Aliás, noites em claro não faltaram. Incontáveis noites em claro!  Nas vezes em que ficamos doentes foram vocês que ficaram ao nosso lado, mesmo que a sua própria saúde também não estive boa.

Vocês participaram de cada momento de nossas vidas. E sem dúvida foram nossos primeiros e mais importantes mestres. Os professores do certo e do errado, do aprender a caminhar, do falar e até da escrita do próprio nome antes de termos a primeira aula na escola. Primeira aula essa que, alias, quem nos convenceu a ir foram vocês, e fizeram isso mesmo com um aperto no peito e contado os minutos para que nós estivéssemos de volta para desorganizar a casa com nossos brinquedos.

Vocês nos cobraram, nos disciplinaram, nos ajudaram. Por quantas vezes não reclamamos de ter que fazer a lição de casa quando queríamos jogar videogame, de ter de acordar cedo para ir aula, ou de não nos deixarem ir naquela festinha que brilhantemente argumentamos que: ‘todo mundo ia’, e ouvimos um ressonante: “Mas você não é todo mundo”.

 É, diversos foram os ‘nãos’ que ouvimos de suas bocas, muitas vezes sem entender o motivo e não acreditando quando diziam que um dia iriamos os agradecer por isso. Pois bem, hoje estamos aqui para dizer que entendemos. Estamos aqui para dizer Obrigado Pai e Mãe por cada um daqueles ‘nãos’ que nos disseram. Foi graças a eles que chegamos até aqui e será graças a eles que chegaremos onde quer que for.   

Vocês nos acompanharam em cada um dos nossos ‘grandes dias’. Viram do nosso primeiro dia de aula até nossa primeira formatura... Comemoraram com nós o resultado do vestibular e estiveram conosco nos momentos difíceis da faculdade: a primeira nota baixa (ou primeiras quem sabe), aquele trabalho que levamos madrugadas pra terminar, os dias em que tínhamos discussões com os colegas, a reclamação sobre os professores e, talvez, a dura realidade da reprovação. Durante alguns momentos, precisamos ficar mais tempo distante de vocês, sem poder fazer visitas frequentes, ou participar de algum jantar em família, especialmente na época do temido TCC. Sigla essa que imagino, os pais estejam cansados de ouvir!  Mesmo sentindo nossa falta, nos entenderam e apoiaram. E assim, depois de tudo isso, chegamos aqui. Estamos hoje recebendo o título de "Bacharéis em Ciência da Computação". Mas saibam que não há ciência, não há graduação, mestrado, doutorado ou afim que possa ensinar os valores e princípios que vocês, nossos pais, nos deixaram como herança. Essa lição podem ter certeza, nunca será esquecida. Temos de concordar com a cantora que diz ‘ apesar de termos feito tudo que fizemos ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais’.

Por acaso da vida, sei que alguns colegas não tem a sorte de outros de  poder dar um abraço apertado em seu pai ou sua mãe assim que a cerimonia acabar. Mas, embora os pais que já partiram não estejam sendo vistos pela plateia sabemos que estão presentes de alguma forma, e se é tão grande a sua falta, é porque sua existência foi essencial; o apoio que deram e as lembranças que deixaram também trouxeram seus filhos até este momento. E hoje, mais do que nunca, queremos agradecer por tudo que fizeram por nós.

É por isso, e por muito mais que agradecemos de todo o coração e dedicamos a vocês pais, aqui presentes, ausentes ou que já não mais estão entre nós, esse título que hoje nos foi entregue. Queremos compartilhar com vocês, que sempre estiveram dispostos a fazer qualquer sacrifício por nós, mais essa conquista. Essa conquista que sem dúvida também é de vocês!

Bem... Como eu disse expressar o que sentimos é difícil, então, chega de palavras, gostaria me despedir desejando a todos uma grande noite e em nome de todos os formandos dizer um sincero: Pai, Mãe, Muito obrigado por tudo! Nós amamos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário