terça-feira, 19 de abril de 2011

Símbolos da Pascoa



     Nesta semana Santa resolvi postar o significado de alguns dos populares Símbolos da Páscoa, para lembrarmos que a Páscoa não é apenas chocolate, feriado e festas, mas sim a data mais importante para o Cristianismo. A comemoração do dia em Jesus Cristo Ressuscitou




E uma pequena explicação de como é definida a data da Páscoa para quem ainda tem esta duvida. Então aqui fica um pequeno resumo dos símbolos pascais.


O ovo: simboliza o nascimento, por isso usado para celebrar o renascimento de Cristo. È usado desde a antiguidade quando as pessoas davam uma para as outras ovos coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma. Os ovos são de chocolate porque o cacau dizer: o néctar dos deuses. Ao se juntar ao ovo representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida.




O coelho: representam a fecundidade e a reprodução constante da vida lembrando assim a fecundidade da igreja em ter cada vez mais fiéis.




O cordeiro: é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho. 



Círio Pascal: Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras "Alfa e Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".


O pão e o vinho: eram na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos  para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.


O sino: é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.


 O girassol: representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.



O Peixe : é o mais antigo símbolo de Jesus Cristo, nos lembrando que devemos sempre estar mergulhados na graça de Cristo

Como é calculada a data da Páscoa Cristã:
 ( texto extraido do site: http://astro.if.ufrgs.br/pascoa.htm )

" O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24.02.1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março , data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.
De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. "




Por enquanto é isso e uma FELIZ PÁSCOA!









Nenhum comentário:

Postar um comentário